sexta-feira, 7 de maio de 2010

Feliz Aniversário

A família foi pouco a pouco chegando. Os que vieram de Olaria estavam muito bem vestidos porque a visita significava ao mesmo tempo um passeio a Copacabana. A nora de Olaria apareceu de azul-marinho, com enfeite de paetês e um drapeado disfarçando a barriga sem cinta. O marido não veio por razões óbvias: não queria ver os irmãos. Mas mandara sua mulher para que nem todos os laços fossem cortados — e esta vinha com o seu melhor vestido para mostrar que não precisava de nenhum deles, acompanhada dos três filhos: duas meninas já de peito nascendo, infantilizadas em babados cor-de-rosa e anáguas engomadas, e o menino acovardado pelo terno novo e pela gravata.

Tendo Zilda — a filha com quem a aniversariante morava — disposto cadeiras unidas ao longo das paredes, como numa festa em que se vai dançar, a nora de Olaria, depois de cumprimentar com cara fechada aos de casa, aboletou-se numa das cadeiras e emudeceu, a boca em bico, mantendo sua posição de ultrajada. "Vim para não deixar de vir", dissera ela a Zilda, e em seguida sentara-se ofendida. As duas mocinhas de cor-de-rosa e o menino, amarelos e de cabelo penteado, não sabiam bem que atitude tomar e ficaram de pé ao lado da mãe, impressionados com seu vestido azul-marinho e com os paetês.
Depois veio a nora de Ipanema com dois netos e a babá. O marido viria depois. E como Zilda — a única mulher entre os seis irmãos homens e a única que, estava decidido já havia anos, tinha espaço e tempo para alojar a aniversariante — e como Zilda estava na cozinha a ultimar com a empregada os croquetes e sanduíches, ficaram: a nora de Olaria empertigada com seus filhos de coração inquieto ao lado; a nora de Ipanema na fila oposta das cadeiras fingindo ocupar-se com o bebê para não encarar a concunhada de Olaria; a babá ociosa e uniformizada, com a boca aberta.
E à cabeceira da mesa grande a aniversariante que fazia hoje oitenta e nove anos.
Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa cedo, enchera-a de guardanapos de papel colorido e copos de papelão alusivos à data, espalhara balões sungados pelo teto em alguns dos quais estava escrito "Happy Birthday!", em outros "Feliz Aniversário!" No centro havia disposto o enorme bolo açucarado. Para adiantar o expediente, enfeitara a mesa logo depois do almoço, encostara as cadeiras à parede, mandara os meninos brincar no vizinho para não desarrumar a mesa.
E, para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de-colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado — sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa.
De vez em quando consciente dos guardanapos coloridos. Olhando curiosa um ou outro balão estremecer aos carros que passavam. E de vez em quando aquela angústia muda: quando acompanhava, fascinada e impotente, o vôo da mosca em torno do bolo.
Até que às quatro horas entrara a nora de Olaria e depois a de Ipanema.
Quando a nora de Ipanema pensou que não suportaria nem um segundo mais a situação de estar sentada defronte da concunhada de Olaria — que cheia das ofensas passadas não via um motivo para desfitar desafiadora a nora de Ipanema — entraram enfim José e a família. E mal eles se beijavam, a sala começou a ficar cheia de gente que ruidosa se cumprimentava como se todos tivessem esperado embaixo o momento de, em afobação de atraso, subir os três lances de escada, falando, arrastando crianças surpreendidas, enchendo a sala — e inaugurando a festa.
Os músculos do rosto da aniversariante não a interpretavam mais, de modo que ninguém podia saber se ela estava alegre. Estava era posta á cabeceira. Tratava-se de uma velha grande, magra, imponente e morena. Parecia oca.
— Oitenta e nove anos, sim senhor! disse José, filho mais velho agora que Jonga tinha morrido. — Oitenta e nove anos, sim senhora! disse esfregando as mãos em admiração pública e como sinal imperceptível para todos.
Todos se interromperam atentos e olharam a aniversariante de um modo mais oficial. Alguns abanaram a cabeça em admiração como a um recorde. Cada ano vencido pela aniversariante era uma vaga etapa da família toda. Sim senhor! disseram alguns sorrindo timidamente.
— Oitenta e nove anos!, ecoou Manoel que era sócio de José. É um brotinho!, disse espirituoso e nervoso, e todos riram, menos sua esposa.
A velha não se manifestava.
Alguns não lhe haviam trazido presente nenhum. Outros trouxeram saboneteira, uma combinação de jérsei, um broche de fantasia, um vasinho de cactos — nada, nada que a dona da casa pudesse aproveitar para si mesma ou para seus filhos, nada que a própria aniversariante pudesse realmente aproveitar constituindo assim uma economia: a dona da casa guardava os presentes, amarga, irônica.
— Oitenta e nove anos! repetiu Manoel aflito, olhando para a esposa.
A velha não se manifestava.
Então, como se todos tivessem tido a prova final de que não adiantava se esforçarem, com um levantar de ombros de quem estivesse junto de uma surda, continuaram a fazer a festa sozinhos, comendo os primeiros sanduíches de presunto mais como prova de animação que por apetite, brincando de que todos estavam morrendo de fome. O ponche foi servido, Zilda suava, nenhuma cunhada ajudou propriamente, a gordura quente dos croquetes dava um cheiro de piquenique; e de costas para a aniversariante, que não podia comer frituras, eles riam inquietos. E Cordélia? Cordélia, a nora mais moça, sentada, sorrindo.
— Não senhor! respondeu José com falsa severidade, hoje não se fala em negócios!
— Está certo, está certo! recuou Manoel depressa, olhando rapidamente para sua mulher que de longe estendia um ouvido atento.
— Nada de negócios, gritou José, hoje é o dia da mãe!
Na cabeceira da mesa já suja, os copos maculados, só o bolo inteiro — ela era a mãe. A aniversariante piscou os olhos.
E quando a mesa estava imunda, as mães enervadas com o barulho que os filhos faziam, enquanto as avós se recostavam complacentes nas cadeiras, então fecharam a inútil luz do corredor para acender a vela do bolo, uma vela grande com um papelzinho colado onde estava escrito "89". Mas ninguém elogiou a idéia de Zilda, e ela se perguntou angustiada se eles não estariam pensando que fora por economia de velas — ninguém se lembrando de que ninguém havia contribuído com uma caixa de fósforos sequer para a comida da festa que ela, Zilda, servia como uma escrava, os pés exaustos e o coração revoltado. Então acenderam a vela. E então José, o líder, cantou com muita força, entusiasmando com um olhar autoritário os mais hesitantes ou surpreendidos, "vamos! todos de uma vez!" — e todos de repente começaram a cantar alto como soldados. Despertada pelas vozes, Cordélia olhou esbaforida. Como não haviam combinado, uns cantaram em português e outros em inglês. Tentaram então corrigir: e os que haviam cantado em inglês passaram a português, e os que haviam cantado em português passaram a cantar bem baixo em inglês.
Enquanto cantavam, a aniversariante, à luz da vela acesa, meditava como junto de uma lareira.
Escolheram o bisneto menor que, debruçado no colo da mãe encorajadora, apagou a chama com um único sopro cheio de saliva! Por um instante bateram palmas à potência inesperada do menino que, espantado e exultante, olhava para todos encantado. A dona da casa esperava com o dedo pronto no comutador do corredor - e acendeu a lâmpada.
— Viva mamãe!
— Viva vovó!
— Viva D. Anita, disse a vizinha que tinha aparecido.
— Happy birthday! gritaram os netos, do Colégio Bennett.
Bateram ainda algumas palmas ralas.
A aniversariante olhava o bolo apagado, grande e seco.
— Parta o bolo, vovó! disse a mãe dos quatro filhos, é ela quem deve partir! assegurou incerta a todos, com ar íntimo e intrigante. E, como todos aprovassem satisfeitos e curiosos, ela se tornou de repente impetuosa: — parta o bolo, vovó!
E de súbito a velha pegou na faca. E sem hesitação , como se hesitando um momento ela toda caísse para a frente, deu a primeira talhada com punho de assassina.
— Que força, segredou a nora de Ipanema, e não se sabia se estava escandalizada ou agradavelmente surpreendida. Estava um pouco horrorizada.
— Há um ano atrás ela ainda era capaz de subir essas escadas com mais fôlego do que eu, disse Zilda amarga.
Dada a primeira talhada, como se a primeira pá de terra tivesse sido lançada, todos se aproximaram de prato na mão, insinuando-se em fingidas acotoveladas de animação, cada um para a sua pazinha.
Em breve as fatias eram distribuídas pelos pratinhos, num silêncio cheio de rebuliço. As crianças pequenas, com a boca escondida pela mesa e os olhos ao nível desta, acompanhavam a distribuição com muda intensidade. As passas rolavam do bolo entre farelos secos. As crianças angustiadas viam se desperdiçarem as passas, acompanhavam atentas a queda.
E quando foram ver, não é que a aniversariante já estava devorando o seu último bocado?
E por assim dizer a festa estava terminada. Cordélia olhava ausente para todos, sorria.
— Já lhe disse: hoje não se fala em negócios! respondeu José radiante.
— Está certo, está certo! recolheu-se Manoel conciliador sem olhar a esposa que não o desfitava. Está certo, tentou Manoel sorrir e uma contração passou-lhe rápido pelos músculos da cara.
— Hoje é dia da mãe! disse José.
Na cabeceira da mesa, a toalha manchada de coca-cola, o bolo desabado, ela era a mãe. A aniversariante piscou. Eles se mexiam agitados, rindo, a sua família. E ela era a mãe de todos. E se de repente não se ergueu, como um morto se levanta devagar e obriga mudez e terror aos vivos, a aniversariante ficou mais dura na cadeira, e mais alta. Ela era a mãe de todos. E como a presilha a sufocasse, ela era a mãe de todos e, impotente à cadeira, desprezava-os. E olhava-os piscando. Todos aqueles seus filhos e netos e bisnetos que não passavam de carne de seu joelho, pensou de repente como se cuspisse. Rodrigo, o neto de sete anos, era o único a ser a carne de seu coração, Rodrigo, com aquela carinha dura, viril e despenteada. Cadê Rodrigo? Rodrigo com olhar sonolento e intumescido naquela cabecinha ardente, confusa. Aquele seria um homem. Mas, piscando, ela olhava os outros, a aniversariante. Oh o desprezo pela vida que falhava. Como?! como tendo sido tão forte pudera dar á luz aqueles seres opacos, com braços moles e rostos ansiosos? Ela, a forte, que casara em hora e tempo devidos com um bom homem a quem, obediente e independente, ela respeitara; a quem respeitara e que lhe fizera filhos e lhe pagara os partos e lhe honrara os resguardos. O tronco fora bom. Mas dera aqueles azedos e infelizes frutos, sem capacidade sequer para uma boa alegria. Como pudera ela dar à luz aqueles seres risonhos, fracos, sem austeridade? O rancor roncava no seu peito vazio. Uns comunistas, era o que eram; uns comunistas. Olhou-os com sua cólera de velha. Pareciam ratos se acotovelando, a sua família. Incoercível, virou a cabeça e com força insuspeita cuspiu no chão.
— Mamãe! gritou mortificada a dona da casa. Que é isso, mamãe! gritou ela passada de vergonha, e não queria sequer olhar os outros, sabia que os desgraçados se entreolhavam vitoriosos como se coubesse a ela dar educação à velha, e não faltaria muito para dizerem que ela já não dava mais banho na mãe, jamais compreenderiam o sacrifício que ela fazia. — Mamãe, que é isso! — disse baixo, angustiada. — A senhora nunca fez isso! — acrescentou alto para que todos ouvissem, queria se agregar ao espanto dos outros, quando o galo cantar pela terceira vez renegarás tua mãe. Mas seu enorme vexame suavizou-se quando ela percebeu que eles abanavam a cabeça como se estivessem de acordo que a velha não passava agora de uma criança.
—  Ultimamente ela deu pra cuspir, terminou então confessando contrita para todos.
Todos olharam a aniversariante, compungidos, respeitosos, em silêncio.
Pareciam ratos se acotovelando, a sua família. Os meninos, embora crescidos — provavelmente já além dos cinqüenta anos, que sei eu! — os meninos ainda conservavam os traços bonitinhos. Mas que mulheres haviam escolhido! E que mulheres os netos — ainda mais fracos e mais azedos — haviam escolhido. Todas vaidosas e de pernas finas, com aqueles colares falsificados de mulher que na hora não agüenta a mão, aquelas mulherezinhas que casavam mal os filhos, que não sabiam pôr uma criada em seu lugar, e todas elas com as orelhas cheias de brincos — nenhum, nenhum de ouro! A raiva a sufocava.
— Me dá um copo de vinho! disse.
O silêncio se fez de súbito, cada um com o copo imobilizado na mão.
— Vovozinha, não vai lhe fazer mal? insinuou cautelosa a neta roliça e baixinha.
— Que vovozinha que nada! explodiu amarga a aniversariante. — Que o diabo vos carregue, corja de maricas, cornos e vagabundas! me dá um copo de vinho, Dorothy! — ordenou.
Dorothy não sabia o que fazer, olhou para todos em pedido cômico de socorro. Mas, como máscaras isentas e inapeláveis, de súbito nenhum rosto se manifestava. A festa interrompida, os sanduíches mordidos na mão, algum pedaço que estava na boca a sobrar seco, inchando tão fora de hora a bochecha. Todos tinham ficado cegos, surdos e mudos, com croquetes na mão. E olhavam impassíveis.
Desamparada, divertida, Dorothy deu o vinho: astuciosamente apenas dois dedos no copo. Inexpressivos, preparados, todos esperaram pela tempestade.
Mas não só a aniversariante não explodiu com a miséria de vinho que Dorothy lhe dera como não mexeu no copo. Seu olhar estava fixo, silencioso. Como se nada tivesse acontecido.
Todos se entreolharam polidos, sorrindo cegamente, abstratos como se um cachorro tivesse feito pipi na sala. Com estoicismo, recomeçaram as vozes e risadas. A nora de Olaria, que tivera o seu primeiro momento uníssono com os outros quando a tragédia vitoriosamente parecia prestes a se desencadear, teve que retornar sozinha à sua severidade, sem ao menos o apoio dos três filhos que agora se misturavam traidoramente com os outros. De sua cadeira reclusa, ela analisava crítica aqueles vestidos sem nenhum modelo, sem um drapeado, a mania que tinham de usar vestido preto com colar de pérolas, o que não era moda coisa nenhuma, não passava era de economia. Examinando distante os sanduíches que quase não tinham levado manteiga. Ela não se servira de nada, de nada! Só comera uma coisa de cada, para experimentar.
E por assim dizer, de novo a festa estava terminada. As pessoas ficaram sentadas benevolentes. Algumas com a atenção voltada para dentro de si, à espera de alguma coisa a dizer. Outras vazias e expectantes, com um sorriso amável, o estômago cheio daquelas porcarias que não alimentavam mas tiravam a fome. As crianças, já incontroláveis, gritavam cheias de vigor. Umas já estavam de cara imunda; as outras, menores, já molhadas; a tarde cala rapidamente. E Cordélia, Cordélia olhava ausente, com um sorriso estonteado, suportando sozinha o seu segredo. Que é que ela tem? alguém perguntou com uma curiosidade negligente, indicando-a de longe com a cabeça, mas também não responderam. Acenderam o resto das luzes para precipitar a tranqüilidade da noite, as crianças começavam a brigar. Mas as luzes eram mais pálidas que a tensão pálida da tarde. E o crepúsculo de Copacabana, sem ceder, no entanto se alargava cada vez mais e penetrava pelas janelas como um peso.
— Tenho que ir, disse perturbada uma das noras levantando-se e sacudindo os farelos da saia. Vários se ergueram sorrindo.
A aniversariante recebeu um beijo cauteloso de cada um como se sua pele tão infamiliar fosse uma armadilha. E, impassível, piscando, recebeu aquelas palavras propositadamente atropeladas que lhe diziam tentando dar um final arranco de efusão ao que não era mais senão passado: a noite já viera quase totalmente. A luz da sala parecia então mais amarela e mais rica, as pessoas envelhecidas. As crianças já estavam histéricas.
— Será que ela pensa que o bolo substitui o jantar, indagava-se a velha nas suas profundezas.
Mas ninguém poderia adivinhar o que ela pensava. E para aqueles que junto da porta ainda a olharam uma vez, a aniversariante era apenas o que parecia ser: sentada à cabeceira da mesa imunda, com a mão fechada sobre a toalha como encerrando um cetro, e com aquela mudez que era a sua última palavra. Com um punho fechado sobre a mesa, nunca mais ela seria apenas o que ela pensasse. Sua aparência afinal a ultrapassara e, superando-a, se agigantava serena. Cordélia olhou-a espantada. O punho mudo e severo sobre a mesa dizia para a infeliz nora que sem remédio amava talvez pela última vez: É preciso que se saiba. É preciso que se saiba. Que a vida é curta. Que a vida é curta.
Porém nenhuma vez mais repetiu. Porque a verdade era um relance. Cordélia olhou-a estarrecida. E, para nunca mais, nenhuma vez repetiu — enquanto Rodrigo, o neto da aniversariante, puxava a mão daquela mãe culpada, perplexa e desesperada que mais uma vez olhou para trás implorando à velhice ainda um sinal de que uma mulher deve, num ímpeto dilacerante, enfim agarrar a sua derradeira chance e viver. Mais uma vez Cordélia quis olhar.
Mas a esse novo olhar — a aniversariante era uma velha à cabeceira da mesa.
Passara o relance. E arrastada pela mão paciente e insistente de Rodrigo a nora seguiu-o espantada.
— Nem todos têm o privilégio e o orgulho de se reunirem em torno da mãe, pigarreou José lembrando-se de que Jonga é quem fazia os discursos.
— Da mãe, vírgula! riu baixo a sobrinha, e a prima mais lenta riu sem achar graça.
— Nós temos, disse Manoel acabrunhado sem mais olhar para a esposa. Nós temos esse grande privilégio disse distraído enxugando a palma úmida das mãos.
Mas não era nada disso, apenas o mal-estar da despedida, nunca se sabendo ao certo o que dizer, José esperando de si mesmo com perseverança e confiança a próxima frase do discurso. Que não vinha. Que não vinha. Que não vinha. Os outros aguardavam. Como Jonga fazia falta nessas horas — José enxugou a testa com o, lenço — como Jonga fazia falta nessas horas! Também fora o único a quem a velha sempre aprovara e respeitara, e isso dera a Jonga tanta segurança. E quando ele morrera, a velha nunca mais falara nele, pondo um muro entre sua morte e os outros. Esquecera-o talvez. Mas não esquecera aquele mesmo olhar firme e direto com que desde sempre olhara os outros filhos, fazendo-os sempre desviar os olhos. Amor de mãe era duro de suportar: José enxugou a testa, heróico, risonho.
E de repente veio a frase:
— Até o ano que vem! disse José subitamente com malícia, encontrando, assim, sem mais nem menos, a frase certa: uma indireta feliz! Até o ano que vem, hein?, repetiu com receio de não ser compreendido.
Olhou-a, orgulhoso da artimanha da velha que espertamente sempre vivia mais um ano.
— No ano que vem nos veremos diante do bolo aceso! esclareceu melhor o filho Manoel, aperfeiçoando o espírito do sócio. Até o ano que vem, mamãe! e diante do bolo aceso! disse ele bem explicado, perto de seu ouvido, enquanto olhava obsequiador para José. E a velha de súbito cacarejou um riso frouxo, compreendendo a alusão.
Então ela abriu a boca e disse:
— Pois é.
Estimulado pela coisa ter dado tão inesperadamente certo, José gritou-lhe emocionado, grato, com os olhos úmidos:
— No ano que vem nos veremos, mamãe!
— Não sou surda! disse a aniversariante rude, acarinhada.
Os filhos se olharam rindo, vexados, felizes. A coisa tinha dado certo.
As crianças foram saindo alegres, com o apetite estragado. A nora de Olaria deu um cascudo de vingança no filho alegre demais e já sem gravata. As escadas eram difíceis, escuras, incrível insistir em morar num prediozinho que seria fatalmente demolido mais dia menos dia, e na ação de despejo Zilda ainda ia dar trabalho e querer empurrar a velha para as noras — pisado o último degrau, com alívio os convidados se encontraram na tranqüilidade fresca da rua. Era noite, sim. Com o seu primeiro arrepio.
Adeus, até outro dia, precisamos nos ver. Apareçam, disseram rapidamente. Alguns conseguiram olhar nos olhos dos outros com uma cordialidade sem receio. Alguns abotoavam os casacos das crianças, olhando o céu à procura de um sinal do tempo. Todos sentindo obscuramente que na despedida se poderia talvez, agora sem perigo de compromisso, ser bom e dizer aquela palavra a mais — que palavra? eles não sabiam propriamente, e olhavam-se sorrindo, mudos. Era um instante que pedia para ser vivo. Mas que era morto. Começaram a se separar, andando meio de costas, sem saber como se desligar dos parentes sem brusquidão.
— Até o ano que vem! repetiu José a indireta feliz, acenando a mão com vigor efusivo, os cabelos ralos e brancos esvoaçavam. Ele estava era gordo, pensaram, precisava tomar cuidado com o coração. Até o ano que vem! gritou José eloqüente e grande, e sua altura parecia desmoronável. Mas as pessoas já afastadas não sabiam se deviam rir alto para ele ouvir ou se bastaria sorrir mesmo no escuro. Além de alguns pensarem que felizmente havia mais do que uma brincadeira na indireta e que só no próximo ano seriam obrigados a se encontrar diante do bolo aceso; enquanto que outros, já mais no escuro da rua, pensavam se a velha resistiria mais um ano ao nervoso e à impaciência de Zilda, mas eles sinceramente nada podiam fazer a respeito: "Pelo menos noventa anos", pensou melancólica a nora de Ipanema. "Para completar uma data bonita", pensou sonhadora.
Enquanto isso, lá em cima, sobre escadas e contingências, estava a aniversariante sentada à cabeceira da mesa, erecta, definitiva, maior do que ela mesma. Será que hoje não vai ter jantar, meditava ela. A morte era o seu mistério.

Texto extraído do livro "Laços de Família", Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1998, pág. 54.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Periódico da Florzinha - nº11 - ano II - boas notícias (17/01/2010)

Olás à todos e todas!!!

como foram de passagem de 2009 pra 2010? espero que estejam todos com saúde e bem!!!

preparando-se para o carnaval? aproveitem por mim ok?

Eu passei a virada em Paris, muito tranquila, andei bastante por lá e precisarei voltar novamente para conhecer mais da cidade Luz

já que há tantas coisas por ver!!! como só passei 4 dias não pude ir à muitos lugares, como Montmartre, Sacre Coeur e outros...

Minhas aulas começam amanhã, segunda dia 18, e provavelmente acabam em maio, lá pelo meio do mês...

finalmente e graças à Deus!!!! Eu consegui um emprego, acabei de receber a notícia hj, e vou começar a trabalhar no fim do mês,

vou ser a babá de 3 pimpolhos fofos: Victor, Gabriel e a pequena Juliette ( fiz a entrevista na quarta passada e ficamos 45 minutos juntos, menos o Gabriel que foi ao médico e ficou morrendo de vontade de brincar comigo de playmobil!!!)

agora vai ser trabalho de 2a, 3a, e 5a feiras vamos fazer os deveres e brincar, olha só que coisa mais chata!!rsrsrs...é a primeira vez que eu trabalho literalmente brincando hehe...

agora é estudar e trabalhar!!!nada de diferente de vcs!!!

aahhh...só pra lembrar, gente não rola de ligar à cobrar entende? não se faz ligação pro exterior a cobrar aqui. por isto não posso ligar pra vcs!!!

para os que quiserem ligar, podem fazê-lo: 0645785456 , só lembro que estou a 3 horas a mais que vcs!!! mas seria muito agradável receber ligação do Brasil, no mais as notícias vou enviando por aqui mesmo, mesmo pq (e quem ja morou na França pode confirmar isso!) cartão internacional é caro aqui, assim como todo o resto!!! a França é cara galera!!! então economizo cada centavinho pra poder pagar meu aluguel e me alimentar ok?

então é isso, eu vou indo não fazendo nada de mais..apenas vivendo e vamos ver no que dá né?

gde beijo e abraço à todos e todas!!! fiquem com Deus e um bom começo de 2010!!!pq o ano está apenas começando gente!!!


Patricia Flores

Periódico da Florzinha - n°10 - ano I - Feliz Natal e Feliz 2010

Olas meus fofos !!!!


Escrevo pra desejar um otimo natal à todos e todas e um prospero ano novo ou seja 2010!!!

Ano que vem estarei ai pra gente comemorar e porque não bebemorar juntos não so o natal e ano novo ms tbm outras datas do tipo aniversario, casamento, missa de sétimo dia (ôpa ai não né? rsrsrs)....enfim, fiquem todos bem, daqui a gente vai indo com frio nas costas e rezando pro tempo passar logo e chegar a primavera!hehehe....

Comam bastante peru, tender, chester, saladas, farofas e tudo o mais que a nossa maravilhosa cozinha oferece!!!

bjão no coração de todos!!!

até breve!!!!

Patricia Flores :)
 


Periódico da Florzinha - n°9 - ano I - embaixo do zero grau!!! (16/12/2009)

Ola minha brava gente brasileira!

que vive nos tropicos e não sente frio!hehehe....

aqui na terra dos pés gelados estamos enfrentando temperaturas

abaixo do zero, com direito a simpaticos floquinhos de neve

pousando sobre nossos pesados casacos, e gorros, e cachecois,

e luvas, e blusas e + blusas e + blusas, e meias grossas + meias finas e +

meias de todos os tipos e cores....

Eeeuuu não sumi nãooooo....é essa gente que não entra na internet porque

ta muito ocupada tomando sorvete na sorveteria da esquina!!!ta, eu sei

tem chovido muito!!!eu ja vi tudo pela net!!!e tbm tem gente que, não sei se é coincidência, qdo eu entro online ja coloca "ocupado", calma galera!!eu não vou incomodar ninguém não viu!!!mas depois que eu voltar não vem me abraçar e dar tapinhas nas costas que eu não quero não blz? (recado dado!)

Eu estive fazendo meus trabalhos de fim de semestre mas ainda não tenho as notas,e nem os trabalhos,pois fui procurar um deles na secretaria e não estava la!(estou preocupada, pois minha nota, desta disciplina, ainda não saiu)

e vcs pensavam que a Letras da USP era enrolada nstc nstc nstc....enganaram-se!!!

Agora espero a ultima prova que é dia 23 de dezembro que faremos juntamente com papai noel que ja confirmou presença!!

Estive fazendo um pequeno "bico", substitui uma amiga no seu trabalho

de baba, durante estas duas semanas,e foi uma experiência muito legal!!

as crianças ja até acostumaram comigo e eu estou super feliz com isso!!!

pude trabalhar e até ganhar meus primeiros euros aqui!! agora continuo procurando trampo pois é necessario ser util nesta vida! e como diz a Vivi,

temos alma de peão!!!então temos de trabalhar!!rsrrs

E agora eu ja posso trabalhar legamente pois hj saiu o meu visa long séjour,

que me deixa em condição legal na França até setembro de 2010!!amanhã

vou fazer o meu seguro saude pois não tinha feito por conta da falta deste documento..e depois vou pedir a ajuda no aluguel ao governo francês! ja que

o brasileiro (entenda-se USP) não me ajuda com uma bolsa rsrsr...

Ainda não mandei os postais (que ja estão escritos!) por falta de tempo mesmo, ficou muito corrido ir atras das coisas e trabalhar nestas duas ultimas semanas, mas os postais chegarão!!!

Vivi e Carlos, hj fui "namorar" os métodos do alemão (entenda-se lingua alemã!) mas não sei nem como comear, vcs podem me dar dicas?

Continuo meu curso de conversação em lignua francesa e esta sendo muito proveitoso, hj ja me sinto mais a vontade e parece que tudo esta fluindo melhor, eu não falo rapido pq às vezes a lingua enrola mesmo, principalmente nos "erres" rsrsrs...mas eu to falando e ta saindo rsrrss, às vezes não falo rapido por pura preguiça rsrsrs...mas o negocio é que me sinto à vontade pra errar e aprender (pois eu não nasci sabendo como muita gente pensa!)...

Continuo tbm meus trabalhos e estudos sobre o Espiritismo que retomei aqui

graças à duas moças que conheci!!Me sinto otima fazendo isso!!

Agora os particulares: Biju, vc pode procurar pelos livros que xeroquei da Cristina (os que estão em francês e são sobre aprendizagem de lingua, e tbm tem a arte linguistica?) eu so precisava dos nomes pra procura aqui, eu vou dar continuidade à proposta que me fizeram de participar de um projeto aqui, mas precios da bibliografia pra ajudar e pra saber que e o que avaliar no material que teremos!!

AAAHH;;GENTE DOMINGO é ANIVERSARIO DA BIJU!!!HEHEHEHE.....bora comemora!!!!

Zi, por favor conte as novidades pra Fa, estou enviando e-mail tbm pro Lillo

mas não sei se ele mudou o endereço....então não da pra saber se ele recebera este e-mail!!

Gente, a partir do dia 21 de dezembro não terei mais um pc à minha disposição, tentarei ter outro emprestado mas so em janeiro, então

estarei menos na net, mas isso não quer dizer que vcs não possam escrever!!

eu tbm escreverei!!

Mais novidades eu volto...

A demain que eu vou de leve (como diria Ebraim Suede,Ebraim quem?) (perguntem por mais velhos que eles dirão que era o cara!!)

bjos à todos e todas!!

saudades imensas deste Brasil samba que da bamboleio que faz gingar,

o Brasil do meu amor, terra de nosso Senhor!!!Brasil pra mim!!!

brrrrrrrrrrrrrrr....ta frio aqui!!!!


Patricia Flores





Periódico da Florzinha - nº8- ano I - titre de séjour (03/12/2009)

oi gente!!!!!tudo bem com vcs????

escrevo soh pra dizer que FINALMENTE a imigraçao francesa me convocou!!!!

tenho que comparecer dia 16/12 às 9h30; agora o titre de séjour sai!!!!!uffa!!!

bjos à todos e todas!!!

ps.: bom fim de semestre, se é que podemos chama-lo de bom, academicamente falando

rsrsrs......espero que vcs nao enlouqueçam com os relatorios rsrsrs!!!


Patricia Flores

Periódico da Florzinha - nº7 - ano I - vídeos (26/11/2009)

Olas peoples!!!

envio os links de alguns videos que fiz, quem quiser pode ver e quem não quiser pode descartar o email

blz?! eu os fiz pra ter pra sempre guardado o que vivi aqui...beijo, abraço e aperto de mão à todos e todas

http://www.youtube.com/watch?v=jAqbFwqOtm0

http://www.youtube.com/watch?v=Mzt4vXOIbDY

http://www.youtube.com/watch?v=7q4TApEwgHs

http://www.youtube.com/watch?v=geG6FYGnT8k

http://www.youtube.com/watch?v=guEatWUbyWs

http://www.youtube.com/watch?v=iH2zRWpm6CA

http://www.youtube.com/watch?v=1AHaELBKFxI

http://www.youtube.com/watch?v=DASwtvJZizk

http://www.youtube.com/watch?v=tZSl-X6C41o

http://www.youtube.com/watch?v=JohCW7JCjog


A bientôt

gros bisous à tous!!


Patricia Flores

Periódico da Florzinha - nº6 - ano I (23/11/2009)

Salut galera!!!


Estava ontem mesmo pensando que deveria escrever e eis que Cassia me cobrou isto hj....ou foi ontem?rsrsrs

diferenças de horario me atrapalham....hj faltei à aula de manha, ninguém merece ir pra uma aula que o prof. nao prepara,

meninas que dao aula nunca façam isso com seus alunos!!!!Isso desanima qqer um....

Passei por coisas inusitadas semana passada....paguei um mico no local onde faço minhas impressoes pq esqueci de como se fala

"grampeador" rsrsrsrs...e a bissinha mal comida que trabalha lah me olhou com olhar "snob" rsrsr...to nem ai!!Je m'en fou!

Comecei a destravar, eu aho, pq qdo posso falo francês, mesmo errando algumas conjugaçoes (lembrei que tenho de estudar mais isso)

francês mesmo sao poucos que falam com estrangeiros ( e bota pouco nisso!) entao falamos com os francofonos....por falar em francofonos

semana passada (inusitado n° 2) fomos à uma festa na praça que era pra comemorar a 'saida' do vinho Beaujolais(ruim pra kct!!segundo o Felipe arece vinagre rsrsrs!) e acabamos por topar com os argelinos comemorando a ida pra copa!!! muito legal e dah pra ver que a raça francesa ta sendo substituida pelos arabes! em arabe pra caralho aqui!!!!a festa estava muito bonita mas tinha que dar poliça né?

ai acabou com as festa dos caras, e ainda por cima a França tbm foi pra copa, soh que com gol roubado!!!gol de mao ( se cuida Maradona),

fui à Bienal, e pela 1a vez nao paguei uma entrada !!!hehehehehehe...fiquei tao feliz!!!!vcs ja toparam com as fotos no orkut!!!

esta semana eu e Agnes ( a hungara com quem fiz amizade na residência) vamos procurar emprego numa agência ( eu de baby-sitting e

faxineira e ela so de baba) vamo vê no que dah! aahh, por falar em agnes, nos estamos trocando culturas!!ela me ensina a lingua hungara e eu ensino protuguês; muito interessante, clao que nao dah pra saber muuuuuitaas coisas, mas dah pra ir pegando o jeitao da lingua....ela quer muito conhecer o Brasil...tem muito interesse pelo pais, como a Francesca, que vai de qqer jeito pro Brasil no fim do ano que vem!!ela jah confimou isso, vamos ver!!!quem sabe teremos festa à italiana em casa Biju!!rsrsrs..ela é muito divertida, rimos muito com ela!!!

Por falar em casa, e o elias maluco? jah ta dando trabalho?rsrsrs...kd dona Viviane que nao me responde? Ta igual ao Rodrigo? Qdo arranja uma mulher esquece os amigos?Olha lah hein bissa, que eu te deserdo!!!

Jah entregaram o postal da Raquel?????Coraçao eu mandei um sms pra vc semana passada, por acaso chegou? fiz um teste pra ver se funciona!!!me diz?

no mais é isso mesmo...estudando, escrevendo e comendo é o que tenho feito.....tenho videos pra postar mas to sem tempo, hj vou conversar com o professor que é responsavel pelo projeto da sonia, que me convidou pra participar dele, vamos ver no que dah...

talvez ele me dê permissao de egar um pc emprestado, se isso acontecer, teremos mais tempo de nos encontrarmos na net!!!

bjos à todos e todas!!

amo-tes!!!

inté barnabé!!





Patricia Flores

BERLIN!!





BERLIN





Periódico da Florzinha - n°5 ano I - direto de Berlin (27/10/2009)

Ola minha gente brasileira!


1°lugar: Karol, a qual filme vc se recordou? fiquei curiosa!rsrs...

2° lugar: obrigada pelas palavras Antunes....realmente tenho de pensar assim senao nao faco nada!!!o que tiver de ser...sera!

Hj escrevo de Berlin, cidade que me recebeu de ceu fechado mas de bracos abertos, e que pra mim estah sendo bem calorosa....vou fazer meu 1°passeio hj, guiada pelo Carlos, claro!rsrsr....jah fui ateh ao supermercado hj (um deles) e achei muito tranquilo, o bairro eh agradavel e tem árabe pra dedel (como em Lyon), acho que nao serao somente nos chineses que dominarao o mundo rsrsrs...

ao contrario dos franceses que te atendem de cara amarrada o povo daqui eh bem sussa!

embora seja soh o 1° dia acho que comeco a entender o porque vc gosta tanto daqui Vivi...ha uma certa paz no ar, nao eh um clima ´pesado´que sinto qdo ando por Lyon...mas enfim...

Ontem andei de trem....adorei, soh nao pude tirar foto pq a maq. estava dentro da mochila...

encontrei uns cookies maravilhosos aqui!!!rsrsr...

acho que posso considerar esta a minha 1a viagem real ao exterior, como alguem que realmente encontrou uma europa mais moderna, mas estilo ´cidade grande´,e eu que falava em morar no interior, acho que nao vai dar, acho que vou ficar com o nordeste mesmo, em alguma capital! as coisas em Berlin funcionam muito mais que em Lyon, talvez pelo tamanho, talvez pelos habitantes estarem mais acostumados com gente de outras partes de mundo e que tem habitos diferentes dos deles, tenho a impressao de que eles (os alemaes) estao muito mais abertos pro mundo, Lyon ainda eh muito timida em relacao à isso...

Ahh...fui convidada por uma estudante brasileira que veio da Federal de Minas e que estah na Franca desde janeiro, a participar de um grupo de pesquisa, ainda vou ver direito o projeto, que envolve estudantes franceses e brasileiros, e antropologos dos dois paises tbm...o material ao que me parece serao cartas que os estudantes escreverao :os brasileiros/aos antropologos franceses e os franceses/aos antropologos brasileiros...acho que eu entraria no que se refere à língua ...mas ainda nao sei se rolara ou nao...deixo isso por conta do tempo...

e como disse a Gisele...se vai ser mesmo bom pra mim...

ateh breve e desculpem a falta de acentos...eh o teclado alemao rsrs...

(eu relamente nao me entendo com teclados!rsrsrs)

bjos e ateh breve!





Patricia Flores

Periódico da Florzinha - n°4 - ano I - boa segunda! (19/10/2009)

Olas peoples!!

Hj ta um frio danado aqui! alias o sol ta cada vez mais fraco!

Quinta passada começou o Festival de cinema aqui, e eu fui até o Auditorio de Lyon pra ver um cine-concert, foi exibido um filme antigo (mudo)

acompanhado de musica tocada pela orquestra de Lyon, muito legal!!!

eles tocaram durante 1hora e meia, lembrei do Fabio.. Karol! coitados dos musicos!!!acho que desmaiaram todos de cansaço apos a apresentação rsrs

O inicio foi apresentado pelo diretor do Instituto Lumière em Lyon e tbm presidente em Cannes, ele apresentou tbm os cineastas presentes, so havia um estrangeiro,advinhem quem era? Walter Salles!!!Isso mesmo!!O Waltinho

foi aplaudido!!!São os brasileiros fazendo sucesso em terras estrangeiras!!!

quase consegiomos tirar foto com ele se não fosse o francês mala que estava

conosco e ficou nos apressando!mas enfim, valeu ver um brasileiro ser homenageado e aplaudido...Homenageado e aplaudido tbm foi Clint Eastwood

(é isso mesmo Biju, pode desmaiar!!hehe) o seu preferido foi ovacionado

no Stade de Gerland (estadio do Olimpique Lyonnais) antes do inicio do jogo.

eu não estava la pois não havia mais ingresso mas uns amigos foram, o Felipe

até filmou, qdo ele postar o video eu mando o link!

Hj fui à uma intituição catolica pra me inscrever, vou fazer aulas extras de francês pois a aula da faculdade não é suficiente e eu não destravei a lingua ainda! é Ericka, a cabeça doi, realmente!! vou fazer aula de conversação la, quero parar de me enroscar na minha propria lingua durante a fala!! o 'r' francês ta enroscando em minha boca!

Hj enviei mais e-mails à caça de empregos, vamos ver...

o frio aqui chegou e não tem hora pra ir embora...parto pra Berlin domingo proximo!!o Carlos ja esta me esperando, vou finalmente conhecer a terra

da cerveja quente!rsrs...

Espero que estejam todos bem!!!

depois escrevo mais!!!

para os que estranharam o titulo do e-mail vai a explicação:

minhas amigas e amigos me chamam de Florzinha (algumas vezes)rsrs

, e como tenho enviado noticias resolvi chama-lo de Periodico..é isso!

bjks à todos e todas!!


Patricia Flores

MAIS VIDEOS




OLHA QUEM VAI PARA A FACULDADE!

LYON PART I

Periódico da Florzinha - n°3 - ano I - video

Olas peoples!!


segue mais um link pra apreciacão dos amigos..

http://www.youtube.com/watch?v=-y0_KCtxqsE


aqui faz frio e hj estou usando a blusa da Biju! tbm é uma maneira de

matar as saudades!!

muitas coisas a fazer hj, inclusive ir atras de trampo...uma hora a coisa

vai...estive fazendo as contas, realmente as meninas tinham razão,

gastei algoa amais no 1° mês rs...

Ericka, achei dois tipos de pesto...os dois são bons?

continuo me aprimorando na cozinha!!!se cuida Paulão!!hehe....

conheci mais duas francesas: a Lea (amiga da Samaisa) e a Margot

(moradora do meu andar)...tbm conheci um cara da Etiopia e outra argelino,

muito simpaticos os dois!!!

ontem fui num bar ver uma rapida apresentacão de danca flamenca,

lindo!!!!!!!!!!!!!

postei mais fotos!

bjos à todos e todas!!



Patricia Flores

Musica em Perouge

Messe dans la Basilique Notre-Dame de Fourvière à Lyon

Le Théâtre Gallo - Romain

Periódico da Florzinha - nº 2 - ano I - o documentário (13/10/2009)

Olá peoples,


a quel me perguntou hj se podia publicar o meu diário de bordo (SIM! PODE!), ou as alucinações desta pessoa viajante nos dois sentidos (indo e vindo)rsrsrs

já que é pra compartilhar eu acabei fazendo alguns vídeos (no entanto só consegui postar unzinho até agora), é claro que vcs vão encontrar coisa bem melhor, mas nada como a Patinha aqui pra fazê-los sentir 'quase' em casa...

todos os outros tentarei ir postando e passarei o link assim que puder...

ainda to devendo o vídeo sobre as flores e os pássaros para o Paulão mas o farei antes que o inverno chegue e os pássaros e as flores partam...pra onde eu não sei senão iria junto... o tempo aqui está ficando frio e minhas orelhas geladas...venta pra karalho!!!!estamos entre montanhas aí já viu!

Ontem perdi minha 1ª oprtunidade de trampo opis não tenho o 'titre de sejour' graças à demora pra ter uma moradia fixa....o tão desejado papel só virá no fimde novembro, penso eu...sendo assim a pessoa aqui está apertando o cinto mais que pode, e procurando um trampo de babá (não, e não vou babar em ninguém!!!), vou trampar de baby-siter pq não precisa de contrato, ou pelo menos do tal titre!...um dia ainda eu chego lá!!

Hj tive o ilustre convite da italianinha (Virgínia) para almoçar, olha só que fofa!!!

Quem sabe não vamos fazer uma coisa ítalo-brasileira ainda!!!rsrsrsrs....

Sinceramente pensamos até em abrir uma cantina pq comer o macarrão dos franceses somente com queijo e nada mas!!é de doer o estômago!!!rsrsrs...talvez ela me visite em São Paulo...

Talvez eu vá pra Sardenha...estamos assim por eqto....talvez ainda me banhe no mar mediterrâneo

hahahahaha....Antunes, talvez vc perca mesmo sua aluna!!rsrsrsrs....

bjões pra todos e todas!!

segue o link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=e9Cgm105FtA



da Florzinha...

Periódico da Florzinha - nº 1 - ano I (09/10/2009)

Olas peoples...peuples...povosBlz?! Aqui ça marche, a coisa vai, meio devagar como uma boa cidade do interior! chove pra kct! e no fim da tarde faz sol...coisas da França....Naum escrevi antes pois acesso à pcs é um tanto qto dificil qdo naum se tem um...quem passou por isso sabe, eu aguardo uma melhorpossibilidade pra te o meu aqui...espero ter começado a trampar antes disso...pq senao...fodeu!!ou melhor nao fodeu!!!Alias, procuro trampo agora, coisa dessa gente brasileira....que soh sabe viver trabalhando...;o povo aqui nao trabalha nao!!é um tal de fazer hora de almoço que ninguém entende...Meninas que conhecem a Manoela (Eriquinha, Gisele e Flavia) ela me falou de vcs...disse que adora os desenhos da Flavia (novidade!)...nos conversamos bastante e ainda continuamos nos falando, ela vai me visitar na semana que vem, ela é gente bonissima! gentil! e muito divertida!!adorei conhecê-la!!!e fala um francês du karalho!!!nem parece que nao é francesa!!!enfim, é mais uma amizade que levarei comigo!Por falar em Flavia...um sonoro e carinhoso: CAAAAAAAAAAAANAAAAAAAAAAAAAAAALHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pra vc!!!amei o seu convite de festas de aniversario!!!rsrsrsrs.....tudo de bom!!!soh sinto nao poder estar por perto qdo eu sei que o seu talento, que saiu do caderninho que eu conheci no 1o ano de faculdade, vai se tornar livro!!!PARABENS!!! abraço-te de longe entao!gde beijo pra ti!!!e beba cachaça por mim, pq aqui soh vinho e cerveja (a da alsacia eh boa!!adooro!!)Ka, Ca e Pa...a italianinha é uma gracinha!!doce e meiga..mas nao sei se rolara...ontem nos saimos, fomos pra um bar que na frente tava escrito: Rock, mas que lah dentro toca techno? (por favor Vivi, mande djs pra ca!o que eles ouvem é td muito antigo!acho que a Edith Piaf é até mais recente rsrsr)...enfin, meus colegas estavam junto mas foram embora e ficamos as duas juntas, depois fomos dar umas voltas e ficamos conversando...fiquei sabendo que ela estava interessada num garoto....que ta na Italia, mas que ela nao estah apaixonada por ele....enfim, nao sei que banda toca...ou o que toca a banda, mas ela disse que vamos sair mais vezes...ela fara aniversario dia 23 agora e disse que vai comemorar e que eu devo estar lah...ela estuda Arqueologia...mas quer mudar pra Turismo (ham?)pois é, mais uma insatisfeita com o que escolheu rsrsr (Antunes ela me lembrou a Jeane rs)....ela me falou da vida dela na Sardenha e tudo o mais, é uma fofa!muito carinhosa, mas..acho que nao é desta vez que vc tera uma cunhada Raquel......sei lah, entende?rs, vou continuar curtindo....Minhas aulas estao a todo vapor,e eu tenhode ler coisa pra kct, as avaliaçoes sao em formato de trabalho final (ainda bem!) a unica que destou disso tudo é a Linguistica do francês..que vai ser um prova! adoro meus profs. sao todos fofissimos!tive sorte até agora!Estou fazendo minha propria comida agora...e estou me dando muito bem com isso!!sorte minha, pois o resto do povo nao sabe cozinhar..estao fritos....ou melhor...microondados...pq é soh no 'ja pronto' que a galera funciona...affe!!!tenho saudades das nossas comilanças em conjunto!Biju, disseram pra mim que ,antigamente, a Delessert (residência na qual habito) tinha telefone, como ela foi recem reformada as coisas estao reaparecendo...coisas do tipo sala de informatica e tals...aguardo pra ver como vao ficar as coisas, penso que me tornarei representante dos estudantes na moradia....logo reivindicarei por tal objeto tao desejado por todos!!!assim que tiver como ligar te aviso!!blz?!Assim que der postarei as fotos...é que preciso de tempo e o daqui é escasso, principalmente pq tenho de procurar lugar pra ter acesso...logo...c'est compliqué...mas 1 dia eu chego lah....Vou pra Berlin no dia 25...vou encontrar o Carlos....acho que sera uma das poucas viagens que farei...a nao ser que eu va pra Italia, de repente...hehe...talves passe o fim de ano em Barcelona com a Samaisa, o Felipe e uma amiga da Samaisa tbm(depende de como estarei de grana até lah)...sao essas as novis por eqto!Um beijo e muitas saudades de todos vcs!!!Paz pra todos!inté....
Patricia Flores
Segundo sua própria descrição no Orkut: "meus pés num chão medieval "

saiu a moradia (28/09/2009)

Olá peoples,escrevo pra dizer que a novela acabou, hj recebemos um e-mail confirmando a moradia, iremos todos pra lá na quinta-feira, dia 01/10....finalmente tiraremos nossas roupas da mala!!!!eu estou bem e assim que puder ligo pra falar com vcs!!!!Zi, por favor avise a Fá, diga que eu estou bem, e peca à ela que por favor avise a Cida, não consegui ligar pra ela e ela deve estar preocupada...bjos à todos!!até breve Patricia Flores

1 mês de despedida (23/09/2009)

Olás meus caros amigosHj faz 1 mês do almoço de despedida, a última despedida de um monte delas...Escrevo pra dizer que fico feliz de poder ter esses momentos na minha memória (que eu espero que nunca se perca), mesmo os que não puderam ir por um motivo ou outro...foram e são tantos desejos de boa sorte que qdo penso fico até animada rsrsrs...hj eu escrevo pra dizer que é bom poder ter uma família que eu pude escolher, os meus amigos, né, meu amigo Charlie Arthur Brown, rsrsrs...eu li o seu e-mail e lembrei do Sílvio Santos, já que vc disse que ta tudo em ritmo de festa!rsrsrsr...e pra animar eu tentei até ver um capítulo da nova novela das nove pra me lembrar da sensação de ver novela depois da janta rsrss, pq eu nem fiquei sabendo da outra novela.... se a Maya ficou com o Radji rsrsrs..brincadeira nem sei quem eles são, mas a eriquinha, a raquel, provavelmente a thalita, devem saber rsrsrsr...então queria saber dessa rs...parece que o perdendo meus pensamentos, outro dia falei uma frase inteira sem gaguejar...acho que estou com problemas de linguagem...rsrs...coisa doida.....saudades da Biju fazendo 'coisa-coisa' nas minhas orelhas...quem quiser entender é só perguntar pra ela que ela explica...a novidade de hj é que amanhã vou finalmente conhecer a manoela, que foi aluna do francês e que eu conheço só por e-mails e que talvez eu vá morar com uma russa caso ela aceite locar o quarto pra mim,e claro, se a casa for um lugar minimamente descente pra se habitar...sem mais novidades por hj, foi só pra lembrar que fez 1 mês, porque aqui já é 24/09...lembrei do meu jogo do the sims antunes!rsrs...bjos à todos e todas e obrigada por fazerem parte da minha vida! :) Patricia Flores

notícias do mundo de cá (20/09/2009)

bons dias galera,a vida por aqui continua sem grandes novidades com relação à espera de moradia, estamos no 'stand by' até outubro e enqto isso as aulas vão seguindo. Pretendo fazer 4 disicplinas matriculada e duas como ouvinte mas estas últimas ainda não sei as salas, a faculdade de letras é mais confusa do que na USP sem contar que as coisas via net estão desatualizadas às vezes.Pra nós que criticamos veementemente o jupiterweb acreditem, tem coisa pior!!A aula sobre gêneros na literatura é muito bacana, verei Simone de Beauvoir e Virginia Woolf, a aula de linguistica do francês tbm é legal e essa o prf. já assinou a minha folha como aluna regularmente matriculada. Pois aqui eles precisam te aceitar e assinar sua folha, caso tenham excesso de alunos vc não é aceito.Diferentemente da USP tudo aqui se paga, a internet na residência estudantil custa 6 euros por mês (agradeçam a uspnot!rs), a impressão na 'pró-aluno' tbm é paga, Ericka se o povo reclamar do nº de impressões ser pouco mostre esse e-mail pra eles rsrs...a 'meia' de estudante aqui na verdade não é metade de valor, é 1 ou 2 euros a menos....não vai dar pra ir de bike pro outro campus no inverno, então lá vai euro no bilhete!!coisa que eu não pago meia tbm...esse fim de semana foi o 'jour du patrimone' onde todas as coisas, museus, igrejas, teatro estão abertos ao público gratuitamente...ontem eu visitei o théâtre gallo-romain e o museu que tem nele tbm, depois fui à Basilic du Fourvière que é a igreja mais bonita que tem aqui (postarei as fotos depois), tbm assisti à um concerto no auditório da cidade com a orquestra sinfônica de Lyon ( Diego eles tocaram o Barbeiro de Sevilha, tbm 3 movimentos de Romeu e Julieta, foi muito legal!!!eles tocam super bem!!claro!!), provavelmente vou cantar num coral daqui, preciso passar no teste.É canto sacro mas acho que vou gostar, Cássia vem pra cá cantar comigo!rsrs...Hj eu sairia pra ver outras coisas mas tá chovendo muito aqui, e é um saco isso!!duas vezes confinamento!Essa semana estou no quarto de uma amiga que fiz aqui, que é de Fortaleza, ela viajou pra Itália e volta daqui a 10 dias, eqto isso deixou eu ficar aqui pra ter um pouco mais de privacidade...já que tá difícil de estudar em paz...depois eu volto pra casa do menino que está nos hospedando, espero que a moradia saia logo, pois minha vida aqui tá toda atrasada por conta disso. To até com receio de ir visitar o Carlos em Berlin pq acho que não terei o visto ainda e eles podem encrencar qdo eu voltar pra França, sei lá...além do que sair de avião daqui pra Berlin ou outra cidade alemã não rola, pelo menos não encontrei nada, terei de ir até Paris pra poder ir pra lá...paciência...um colega daqui encontrou um parisiense aqui e disse que ele falou mal pra caramba da cidade, mas ontem eu conheci uma menina de Marseille que tbm falou mal da vida parisiense, ou seja, ninguém aprova o modo de vida do outro aqui, é tipo uma disputa interna rsrsrs....ontem os brasileiros que fizeram aniversário fizeram uma festa, foi engraçado..ver o povo falando francês com vários sotaques..rsrsr...aí esquecem que estão entre franceses a começam a falar português..enfim, é uma babel!! Antunes conheci outra italiana mas essa é mais 'afrancesada' pois ela vive aqui há uns 6 anos, é estudante de letras tbm, mas só que da Lyon 3...ela até disse que eu falo bem o francês rsrrs..acho que ela estava sendo gentil rsrsrs...por eqto é isso...aahh ontem eu falei com a Tati pelo msn, talvez possamos marcar esta semana de nos falarmos, pois a Samaísa (que é a menina de Fortaleza)deixou o pc dela comigo...é só avisar que eu me arranjo pra esperar pra entrar no msn!!!beijos e até breve!! Patricia Flores

boa segunda! (14/09/2009)

Oi minha gente brasileira, blz por ai?então: Paty minhas aulas começaram hj, hj foi a 1a aula do curso de aprendizagem do francês, o profo é muito gentil e adora não so falar sobre a lingua mas tbm a aula vem recheada de informações sobre a sociedade francesa e tudo o que compete à ela (é quase uma aula de hstoria junto, o que eu acho otimo)! daqi a pouco eu assitirei à 1a aula sobre gêneros na literatura.Aline, sobre o que vc perguntou, não peguei nenhuma francesa pois elas não me interessam (elas realmente não tomam banho e eu sou muito chata pra isso,rsrsr, vc me conhece!); talvez eu "fique" em terras brasileiras pois são muito mais interessantes, e que fique bem claro meninas: As brasileiras são TOTAL artigo de luxo mesmo!!!Vcs são BARBARAS!!!!As americanas até que são interessantes mas não posso tecer outros comentarios pois me falta "pesquisa de campo" hehe...ainda...hahahaHj conheci um garoto do Canada (Toronto) que é muito legal; uma alemãfilha de vietnamitas; uma menina e um rapaz do Oregon (usa), são muito simpaticos.Antunes, eu ja disse e reitero: os italianos são moh barato!!!rsr... tem uma italianinha (Francesca) que é simpatississima e toda vez que a gente se encontra é uma tal de: Ciao Bella!!! em alto som e às gargalhadas, eu morro de rir...ela é doidinha!!!no bom sentido gente!Ontem fui conhecer uma cidade medieval que fica a meia hora daqui (chama-se Perouge), to postando agora no orkut, alias..Vivi ou Eriquinha ou Biju, meu carregador não funciona aqui :( , ele não é bi-volt ....eu acho carregador por essas bandas?senão vou ter de comprar pilhas, bosta!Gente, a Marion ficou triste pq eu me mudei!!!!deu até um aperto no coração!!parece que a gente se conhece ha séculos!!!outras nouvelles eu escrevo depois..bjo e fiquem bem, torçam por nos!!!!até breve!
Patricia Flores

....? (08/09/2009)

oi povo, tudo bem?tenho saudades de tudo dai, ontem aconteceu uma coisa super chata,nos estavamos todos lah, os estrangeiros, e a moca que trabalha lah deu um piti.botou metade do pessoal pra fora, chamou eu, o felipe e o gustavo de mentirosos(estavamos lah pra falar com o cara que eh responsavel, pois ele na sexta feira mandou que viessemos na segunda, a moca foi falar c/ o cara e depois voltou dizendo que não era verdade que ele tinha mandado voltar, depois nos levou à sala dele pra saber se estavamos dizendo a verdade e ele mandou que voltassemos depois), chorei bastante depois disso pq me senti humilhada, foi uma sensacão horrorosa.não vou mais escrever contando as coisas ruins daqui pq parece que poucos são os que entendem que isso aqui não eh o paraiso e ficam dizendo que eu não posso voltar e tals, pra dizer a verdade estou decepcionada com as coisas aqui, hj vejo que apesar dos problemas minha casa eh o Brasil e não ha progresso nenhum que faca mudar isso, beleza nas cidades a gente acha em todo canto, como turista eh muito melhor, e as minhas proximas viagens serão assim, como turista. pra viver quero viver ai.Não gosto daqui essa eh a verdade e se pudesse voltar voltaria hj mesmo tendo arranjado casa pra ficar. Sinto falta de vcs e do meu canto; deveria ter ficado e terminado a graduacão, hj nem sei mais se tentar uma pos eh tão legal assim; como não posso voltar agora pq jah estou aqui, vou fazer esse semestre e voltar, eu tinha me preparado mesmo pra 1semestre então creio que estara de bom tamanho, acho que vou ficar muito feliz de ver o carnaval do Brasil de novo e de novo e de novo, ateh cansar meus olhos.Acho que não nasci mesmo pra isso aqui, mas precisava viver pra saber.Hj vou ver o quarto que fica na casa de um africano, espero que de certo.bjo e fiquem c: Deus.
Patricia Flores

continuando a vida (03/09/09)

boa noites gente,Meninas do 506, hj tentei ligar mas parece que a ligacão não completa, não sei o que acontece! consegui falar coma minha tia mas não consigo falar com vcs, e ligar daqui pra fone fixo eh gratis...enfim tentarei outro dia....coisas insusitadas: sexta feira choramos a pitangas pro responsavel pelos estrangeiros, depois seguimos seu conselho Eriquinha(passear), fomos beber na beira do Saone, comprei uma breja da Alsacia que eh otema, as meninas compraram vinho, um outro comprou mais breja e fomos encher a cara vendo a cidade se iluminar (jah que a semana tinha sido uma merda mesmo pelo menos beber a gente ainda podia, e pode!), depois a galera comprou pizza, e pasmem! tava muito boa, comi uma 3 queijos (baba ae Paulão) rocheford (não sei se eh assim que se escreve), camanbert,e o outro acho que era brie, tava uma delicia (acho que uma pizza dessas no Brasil seria uma fortuna).HJ teve churras no Grand Parc Miribel, que eh um parque muito bonito aqui(mas longe), lah tem a praia dos caras, e as tiazinhas fazendo topless kkkkkk....as pessoas são muito agradaveis aqui,e prestativas tbm, eh claro que sempre tem o caroco mas eh raro!!Fabiano, penso seriamente nas tuas dicas, tanto na da bike (que eh a mais importante), qto da mulher, mas confesso que as francesas não me atraem...mas vou falar tem uma morena carioca aqui que ta me tirando o sono rsrssrss...conheci uma portuguesa que ama o Brasil rsrsrs...ela jah namorou um brasileiro e jah morou por ai...eh amiga da Marion e quer conhecer SP de qqer jeito rsrsrs....talvez ela nos visite um dia!!!Se chama Joana e eh super gente boa!!!disse que vai me levar na casa da mãe dela pra comer bacalhoada (ela eh filha de uma portuguesa com um frances).No mais, continuamos na mesma, eu fico por aqui, ainda na procura!!!amanha faco a inscricão administrativa na facu, 4a feira tem prova pra saber o nivel do frances(viche!)....eh isso..Eritka, obrigada pelas dicas e pelas palavras que quase me fizeram chorar, eu disse quase....rsKa, não pude entrar me desculpe mas o pc não eh meu...mas la na facu eu entro!!bjbjbjbjbj à todos e todas!!ateh breve!
Patricia Flores

olas (03/09/2009)

oi minha gente blz?hj as palavras serão poucas pois as exigencias corporeas foram muitas.as bolhas voltaram e o desanimo tbm, fui ver um quarto que eh no fim do mundo ou quase ele, o lugar eh bom mas longe do campus e eu não sei mais o que fazer...enfinqdo vi a Christine chorar hj vi o qto estamos fudidos, essa eh bem a palavra, ela pq como eu não tem a vantagem das coisas e esta longe gastando e tudo o mais, e os outros, que como eu batem todos os dias na porta da facu implorando por moradia, se eu soubesse que seria assim não teria vindo, e não tenho a menor vergonha de dizer isso, pra aqueles que acham que vale a pena eu tiro meu chapeu, mas confesso que comeco a refletir sobre um milhão de coisas,principalmente pq procurei boa parte da minha vida por moradia e isso jah me cansou deveras.Não sei se fico ateh junho, mesmo pq me preparei pra 6 meses de viagem.Enfim, cest la vie, eu espero que vcs estejam bem, as vezes aguem me manda uma novidade e isso ehj bom pra quem esta aqui, na penuria do dia sem fim.Dou um conselho, se eh que ele eh valido, se pensarem em viajar em intercambioo facam mas somente se tiverem onde ficar ou se a faculdade der um respaldo; claro que a fflch não ajuda em nada, digo pras pessoas que fazem outros cursos ou pensam em faze-los. Viajar eh otimo se vc tem ajuda e seguranca de que tudo marche, aqui, agora, como dizem os franceses: Ca ne marche pas!gde beijo e saudades de todos vcs.ateh breve!
Patricia Flores

bonsoir à tous....não eh bom suar não!!!rsrs (01/09/2009)

Olas meus caros amigos,escrevo pra repartir as coisas inusitadas, pra não dizer catastroficas que presencio,hj fui ver um quarto pra alugar, muito organizado, mobiliado e tal, tinha como cozinhar, geladeira podia usar, toilette, mas advinhem...... não tinha u lugar pra tomar banho eh mole???kkkkkkkkkk.... soh nas zoropa a gente encontra essas coisaskkkkkkk....andei pra caramba pra no fim do dia não ter encontrado uma moradia, mas cest la vie (como diz o Fabiano!!)...aahh fui fazer uma carta pra poder andar de bus, tram (que eh uma especie de dois bus juntos, e metro) descobri que não tenho direito a pagar + barato pq tenho 35 anos (eh gente qdo eu digo que a idade pesa vcs não acreditam) mesmo sendo estudante!!! E ha quem fale mal do nosso bilhetão unico e da Marta Suplicy (quem me dera pagar + barato!!!) vou abrir uma conta e provavelmente não terei beneficios de estudante...e pagarei 15 euros pra andar de bike, ateh qdo os joelhos aguentarem, pq hj ganhei companheiras novas 5duas bolhas em cada sola de cada pe), mas...ha alguma coisa boa nisso tudo, estou ficando mais leve!!!rssrsrsr ando, ando, ando e depois chego em casa e quase nem tenho fome, tomo agua pra kct e leite tbm, e como salada!!!e assim a vida segue!!!O dia foi melancolico assim como o final da tarde, que foi qdo choveu, tomei os 1os pingos de chuva em Lyon rsrs...aahhh tem outra coisa boa, uma francesa muito da bonita me pediu um cigarro....eh logico que eu dei!!!hehehehe;;;;bjos a todos e todas!!!amanhã tem + do "Vivendo em Lyon" rsrsrrsr
Patricia Flores

E viva Santos Dummont!!!! (30/08/2009)

Bonsoir a tous....hehehehe.....................falaaaaaaaaaaaa pessoas fofas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!sarava por ai!!!!o horario de lyon informa são 01:16h no horario local eqto que por ai são 20:16h do domingo!!!!não eh falta do que fazer não, eh que o sono não vem!!affeQuel, espero que minha tia tenha te ligado pra avisar que estou viva!!rrsrsBiju, ce ta melhor flor???fiquei preocupada!!!chora + daquele jeito não, preciso da forca de vcs pra continuar aqui, vim pra ca de coracão partido com suas lagrimas, alias com as das meninas tbm...to escrevendo pra dizer das 1as impressões, vamos lah:no avião: Antunes fala pra Tati que as aeromocas da Lufhtansa são realmente uns aviões...hehehe....me sentei na poltrona do meio Vivi....foi foda, mas pelo menos foi entre uma alemã gente boa(pasmei!) e o sosia do Gael Garcia Bernal...acreditem meninas!!!!o cara era a cara dele e o comissario que era bilobinha (como diz a Vivi) ficou todo todo!!!kkkk..bafon no avion!!!rsrsrss....detalhe tomei uns respingos do suco de laranja dele pq ele era desastrado mas penso que se fossem vcs no meu lugar (as que gostam do Gael) vcs não iriam ligar hehehe....isso no aperitivo, na janta ele derrubou agua (menos mal)...Paty, jantei una pasta!!!kkkk....algo tão italiano pra quem tava indo pra Franca (leia-se: Franssa e não Franca a cidade da Tassilda, eh que eu não acho nem o acento agudo, nem o cedilha neste teclado!)rsrsss...olha a pasta tava otema!!!vou ate fazer aqui!!!Ertka não tinha credito na carte mas pahdeproblem!!!eu consegui arranhar o frances (e o ouvido da atendedora) e comprei um cartão pra telefonar, daqui da casa da Marion eu posso ligar pra fixo de gratis, qqer dia marcamos e se eu não tiver jah ido pra uma moradia todas nos falamos blz?Eritka eu ate comprei o billet pour la navette!!!eh um luxo!!!kkk....hj tomei minha 1a duche francesa hahaha....ainda bem que eu trouxe a buchinha de banho!!!!Gente, a Marion eh gente finissima, me levou pra ver uns lugares lindos, na Basilica tem uma paisagem tão linda, da pra ver toda a cidade pois eh do alto (eu vou voltar la com calma e tirar fotos) tbm fui ao teatro greco-romano (viu Quel e Gi), tbm vou tirar fotos de la e postar!!!!ela tbm fez a janta e tomamos uma garrafa de vinho de Bordeaux hahaha....gente eh muito bom!!!ela fuma pra kct (me lembra vc Ka qdo ta nervosa hehe) ficamos conversando ateh as 23:30h, falando sobre politica, educacão, social e o Sarkozi (acredito que se ela pudesse ela dava uma tijolada nele!!)...lembrei do Paulão!!!alias, mostrei os que estavam no almoco pra ela(as fotos ainda estão na maquina)...Ricardo, lenbrei de vc qdo andei quase o aeroporto do Frankfurt todo...quase deu parpitacão mas cheguei a tempo gracas a moca do guiche da Lufthansa!!!Amanhã comeca a saga, apresentacão no bureau da facu e a volta a procura de moradia!!!eh isso por eqto gente, mais novidades eu escrevo amanhã...bjões a todos e todas!!Pahps.: tão estranhando o titulo...não eh nada não eh que se não fosse ele eu não tinha chegado aqui neh gente?! hehehehe;;;;bjoooooooooooooooooooo

CHEGA DE CHORAR

O momento era aquele e ela tinha que ir... Era o começo...

ESTAVA CHEGANDO A HORA...

E ASSIM ELA SE FOI...

O ALMOÇO...

CONVITE PARA O ALMOÇO DE DESPEDIDA 23/02/2009

Almoço de despedida da Paty dia 23 (domingo) às 12:00h

Prato principal
Quirerinha + costelinha de porco

Cozinheiro Convidado: Paulão

Ingressos: bebida + 10,00

Só com nome na lista!

Confirme sua presença até sexta-feira dia 21/08

End.: R.Conde Eduardo Luiz Matarazzo, 250 (antiga Estrada das Cachoeiras) Paralela à Av. Politécnica / 1º semáforo passando o Extra, virar à direita e depois à esquerda.

Para demais esclarecimentos é só ligar: 9938-4140(Paulo) ou 9569-8922 (Patricia Flores)

Esperamos por vc!!!!!

ALGUNS DOS PRESENTES

PRIMEIRA CHAMADA PARA A PRIMEIRA DESPEDIDA (21/08/2009)

De : Raquel de Oliveira

Objet : DESPEDIDA DA PATRICIA

Boa noite amigos e amigas

Convido a todos para um encontro nada fácil, por se tratar da despedida botequeira de nossa amada amiga Patricia Flores que se vai desta terra brasilis para outro país um pouco mais frio e um tanto quanto europeu.

Esperamos vocês na catraca do metrô Consolação para nos revermos, conversarmos e fazermos nossos últimos afagos no ano de 2009 na Patricia.

É para comparecer mesmo, viram, seus tratantes!!!!

Beijos e até sexta-feira, 21 de agosto deste ano de Nosso Senhor, as 19:00h

PS. Saibam que somos pouco tolerantes a atrasos.


--
Raquel de Oliveira
"Porque há o direito ao grito. Então eu grito."
(Clarice Lispector - A Hora da Estrela)